top of page

Thomas Hobbes e a natureza má do homem: uma reflexão atual

  • Foto do escritor: Joseb S. Roque
    Joseb S. Roque
  • 2 de jan. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de mar.


Esta afirmativa de Hobbes leva a refletir sobre todas as implicações sociais derivadas de tal pensamento. Sendo o homem institivamente perverso caberia as estruturas sociais o seu controle e domesticação, imputando sobre o mesmo às Leis, sejam elas implícitas ou explícitas.


Freud nos trás o conceito do ID, uma instância primitiva e impulsiva movida por desejos, que para ser controlada com eficácia necessita do SuperEgo o representante das Leis e limites sociais, além do Ego responsável por mediar ID e SuperEgo, para que assim o sujeito possa satisfazer ambas às instâncias.


Carl Gustav Jung ex pupilo de Freud e criador da Psicologia Analítica cunhou e popularizou o conceito de "Sombra". Para Jung haveria dentro de cada um de nós uma dualidade, luz e sombra. Na Sombra habitaria a parte mais obscura de nossa psique, lugar esse que depositaríamos tudo aquilo, que não aceitamos em nossa personalidade.


Em ambos os teóricos vemos que nossa parte obscura tende a ter suas manifestações suprimidas. Por que então nosso atual contexto social os IDs e as Sombras se manifestam cada vez mais?


Partindo do pressuposto de Hobbes, deve estar havendo alguma desorganização, um mal funcionamento das estruturas sociais responsáveis por tornar o homem sociável.


Nossas primeiras instituições são a família e a escola, nelas que aprendemos os primeiros conceitos sociais sobre moral e ética. Uma sociedade cada vez mais violenta e caótica, onde a violência doméstica, o bullying, homicídios entre outros, estão se tornando lugar comum, pode ser um reflexo não da falência, mas da desorganização destas instituições acima citadas e de tantas outras.


Acredito que se as crianças forem educadas com os valores morais e éticos de forma adequada, haverá uma tendência de vivermos em um mundo melhor, onde manifestações de violência, falta de respeito, preconceito e outros possam ser reduzidas drasticamente. Ensinar valores como justiça, responsabilidade, bondade e respeito devem ser integrados à educação infantil, tanto em casa, quanto na escola fazendo com que possamos sonhar com um futuro mesmo bárbaro do que nossa atual realidade social.


  • É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem autorização prévia do seu idealizador.

________________________________________

Atendimento presencial e online

________________________________________


Comments


©2021 by Joseb Roque.

bottom of page