Palestra sobre Suicídio e seus determinantes na Escola Estadual Luiz Aprígio
- Joseb S. Roque
- 27 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de mar.
Atualmente o sofrimento mental vem crescendo nos setores voltados para educação alunos, professores, coordenadores, e outras profissões ligadas à educação vem mostrando um forte quadro de adoecimento psicopatológico. Muitas instituições e profissionais vem negando essa problemática crescente, porém muitos já tem despertado em si o desejo de levar o debate às salas de aula.
A escola Luiz Aprígio tem mostrado essa preocupação e através do convite do meu amigo e professor da instituição Miquéias Vitorino, tive a oportunidade de levar um pouco de informação e tirar dúvidas acerca do suicídio e seus determinantes. Foram duas palestras no mesmo dia uma para turma da manhã e outra para turma da tarde, dois momentos ímpares que compartilho agora com vocês.
As palestras começaram com alguns mitos e verdades sobre o suicídio, explanei sobre os determinantes que levam aos diversos tipos de sofrimento psíquico e que são impulsionadores do desejo suicida. Trouxe dados e falei sobre vários tipos de abusos físicos e psicológicos, além de como tomar medidas protetivas e quais setores buscar para ajudar quem está passando por abusos, também falei para os alunos sobre a depressão e seus diferentes tipos, como detectar que alguém pode estar passando por esse sofrimento e dicas de como proceder e ajudar. Para facilitar a participação dos alunos, houve momento de perguntas e respostas, ondem tiveram a oportunidade interagirem tanto frente a todos, quanto através de perguntas escritas em papel, preservando assim suas identidades, além de um momento de escuta individual para tirar duvidas sobre os assuntos abordados.
Durante à manhã palestrei para várias turmas de anos diferentes, que foram bastante participativos, tiraram muitas duvidas, a todo momento surgiam questionamentos sobre os temas que eu trazia, foi um momento bem catártico. Foram tantas perguntas que não houve tempo para responder todas, pois o horário das aulas já havia se findado.
Durante a tarde a dinâmica foi um pouco diferente, às turmas se mostraram um pouco mais resistentes quanto ao tema, houve perguntas, porém poucas. A maior parte dos questionamentos vieram de forma direta com escutas individuais, onde várias pessoas me procuraram separadamente para desabafar, tirar duvidas acerca do suicídio, depressão, automutilação e muitas outras coisas. A tarde foi dividida entre dois momentos, primeiro a palestra sobre a temática do suicídio e depois um aulão de redação usando o mesmo tema e ministrado pelo professor Miquéias Vitorino.
Foram experiências únicas e ricas, muitos daqueles alunos e alunas estão vivos em minha mente, suas reações, duvidas e preocupações com a vida. Jovens mentes que precisam de uma rede de atenção e cuidados muito maior do que se imagina.
"Podemos construir um futuro melhor a cada dia, construir mentes mais saudáveis, alimentar o melhor de nossas crianças e jovens é fazer florescer o futuro que não conseguimos ter" (Joseb Roque)
________________________________________
Atendimento presencial e onlin
________________________________________
Comments